domingo, 16 de outubro de 2011

A ALIMENTAÇÂO NA INFÂNCIA

A alimentação consiste em obter do meio ambiente uma série de produtos naturais ou transformados-os alimentos-que contêm os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento integral do individuo.
A alimentação é portanto um processo de seleção de alimentos,de acordo com as preferências, disponibilidades e aprendizagem de cada individuo.Trata-se de um processo voluntário que é também determinado por factores socioeconómicos,emocionais,psicológicos,afectivos e culturais.
A alimentação é muito importante ao longo de toda a vida,mas em determinados momentos deve-se ter cuidados especiais:na infância,na adolescência,na gravidez e terceira idade.
Talvez por ser a minha área vou falar das criançasPor elas se encontrarem em fase de crescimento são extremamente dependentes de uma alimentação saúdavel e por isso mais sensíveis ás carencias,desiquilibrios ou a excessos que podem levar a vários problemas de saúde tais como anemia,atraso de crescimento,cáries dentárias,obesidade,etc.
Sabemos que as crianças não têm aptidão inacta para fazer escolhas dos produtos,em função do seu valor nutricional portanto as atitudes que elas observam nos adultos são essenciais para definir o comportamento e as opções das crianças,bem como a experiência e a educação.
Para que a alimentação seja considerada saudável é importante escolher alimentos seguros,do ponto de vista de qualidade e higiene,e diversificados de forma a satisfazer todas as necessidades de nutrientes essenciais.
A variedade na alimentação é a forma de garantir a satisfação de todas as necessidades do organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário