quinta-feira, 10 de março de 2011

O PODER DO ELOGIO

Paulo Freire destaca que um método de diálogo é o primeiro passo para que se inicie um processo de confiança.
O acto de "ensinar" e "aprender" é uma troca constante e essa relação deve ser,segundo Freire,uma relação horizontal,de respeito e intercomunicação,onde o professor deve enfrentar desafios e o aluno espera concretizar expectativas,encontrar carinho e compreensão.
O incentivo é uma das chaves principais para que os alunos se sintam motivados a procurar aprender cada vez mais,procurando apresentar resultados positivos para quem gostam.
Um elogio,ainda que pequeno,vale mais que mil palavras,faz com que nos sintamos valorizados.
A motivação faz com que o aluno alcance as metas sozinho.Assim o professor deixa de ser um mero transmissor de conteúdos e passa a ser um mediador de aprendizagem.
Quando o clima na sala de aula é calmo transmite ao aluno segurança e ele não receia a critica,nem as repreensões.Tem um nível de ansiedade baixo,trabalha descontraidamente e rende mais intelectualmente,interessa-se pelo que faz,confia nas suas capacidades,trabalha com mais dedicação,produz mais e consegue atingir os seus objetivos,consegue ser feliz e realizado.

Se a aprendizagem for realizada num ambiente positivo e onde o elogio esteja presente,o aluno cresce com a convição de que é alguém capaz!
Se em todas as relações existir o elogio seremos felizes e completos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário