domingo, 27 de fevereiro de 2011

A AFECTIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO

Basta fazer uma introspeção ao nosso percurso escolar,ou ouvir com atenção o que dizem os nossos filhos para perceber que um "Bom" professor é meio caminho andado para uma boa aprendizagem,isto é:o professor tem sem dúvida,uma grande influência no processo de aprendizagem.
As suas atitudes e comportamentos podem,e influenciam,positiva ou negativamente o processo de aprendizagem.Segundo Vygotsky,a construção do conhecimento acontece como sequência de um processo de interação entre as pessoas.O papel do outro no processo de aprendizagem,é fundamental,pois é através dos outros que a criança estabelece relações com os objetos de conhecimento,mas também constroi o seu próprio ser e a sua forma de agir.
A relação que carateriza o "ensinar" e o "aprender",ou a aprendizagem,acontece a partir de ligações entre as pessoas; o seu inicio acontece no seio da família e a sua base é afectiva:é onde emergem as primeiras emoções que,segundo Wallon,são de componente orgânica e que visam a satisfação de necessidades e desejos.Só mais tarde,quando surgem os elementos simbólicos,é que as emoções se transformam em sentimentos,que são de ordem psicológica.O professor tem que desenvolver competências que possibilitem ao educando uma boa adaptação ás novas culturas e aos novos padrões de conduta social.A responsabilidade do educador é a de preparar os seus educandos para que se tornem cidadãos activos na família,no trabalho e na sociedade.
Além disso, a civilização atual vive um ambiente de grande competitividade e seleção e esse ambiente vive-se já nas nossas escolas.Dessa forma o professor precisa estar consciente que cada aluno é um ser individual,um ser humano,com altos e baixos,com medos,problemas,aspirações e objetivos.O aluno é um ser em formação,imperfeito,que erra,mas com muitas potencialidades a desenvolver,e para que isso aconteça,precisa de sentir,da parte do professor,aceitação,elogios e confiança.
A interação professor/aluno deve ultrapassar os limites profissionais,escolares e de ano lectivo.Deve ser uma relação que deve deixar marcas,de preferência positivas!...
Não é por acaso que em jantares de " antigos alunos de..." que agora estão tão em voga,se recorda o professor X e a professora Y,por bons e por maus motivos.
Pessoalmente alegra-me sentir que,após tantos anos de actividade (sou uma "jovem" Educadora,há 25 anos no activo)quando encontro ex-educandos é com um sorriso e boas recordações que eles se lembram de mim.Aliás,são eles que muitas vezes tomam a iniciativa do primeiro contato pois eu continuo na mesma( uma ou duas rugas e Kilos a mais!...) e eles cresceram,modificaram-se muito e deixaram de ser aqueles meninos e meninas em que eu um dia peguei ao colo,e transformaram-se em homens e mulheres lindos!
Ser Educador não é uma tarefa simples...é uma tarefa que exige Amor,disponibilidade e também uma grande responsabilidade:"Educar com consciência é uma opção.Educar com Amor é Sabedoria".

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